FGTS Contas Inativas – Como Consultar Saldo e Sacar o Dinheiro

Categoria: Economia, Emprego, Notícias 4.823 0

  

Saiba aqui como consultar o saldo e sacar o dinheiro do FGTS de Contas Inativas.

Você sabe o que significa contas inativas no FGTS?

Pois bem, as contas inativas no Fundo de Garantia por Tempo de Serviço são aquelas pelas quais o trabalhador já recebeu seus benefícios, referentes a demissões relacionadas aos trabalhos pelos quais já passou. Ou seja, são contas que não recebem mais depósitos de empregadores, mas que podem ainda conter algum valor.

A novidade em relação às contas inativas é que a partir do ano que vem os seus valores serão disponibilizados para saques, desde que os seus referentes contratos tenham sido rescindidos até 31 de dezembro do ano de 2015.

Quem fez o anúncio desse novo recurso foi o presidente Michel Temer, na última quinta-feira, dia 22 de dezembro.

O trabalhador pode realizar uma consulta através da internet, para saber se possui o direito de realizar o saque dos valores dessas contas inativas no FGTS.

A Caixa Econômica Federal, responsável pela administração do FGTS, disponibiliza o site https://servicossociais.caixa.gov.br/internet.do?segmento=CIDADAO01&produto=FGTS para consultas. Porém, após o anúncio do presidente, devido ao elevado número de acessos, o site pode estar temporariamente inativo, mas que deve ser resolvido rapidamente.

Para realizar sua consulta, o trabalhador só precisa informar o número de sua inscrição no PIS/PASEP e cadastrar uma senha, para assim ter acesso ao sistema.



A Caixa também possui um aplicativo do FGTS, que também permite a consulta do saldo de contas inativas. Para saber mais sobre o aplicativo acesse: http://www.caixa.gov.br/atendimento/aplicativos/fgts/Paginas/default.aspx

O trabalhador também pode procurar diretamente uma das agências da Caixa Econômica para esclarecer suas dúvidas e realizar o saque, que também pode ser feito em postos de autoatendimento da Caixa e nas casas lotéricas de todo o país.

Vale lembrar que para realizar a consulta e sacar o dinheiro é preciso do Cartão Cidadão e senha já registrada.

Até então, os recursos resultantes dessas contas inativas só podiam ser sacados pelo trabalhador quando este se aposentasse, comprasse um imóvel ou passasse três anos seguidos sem um trabalho de carteira registrada. Sendo assim, os valores eram disponibilizados para saque depois da data de aniversário.

Ainda não existe um calendário que determine as datas para saques, porém, a estimativa é que isso já ocorra a partir de fevereiro.

Sirlene Montes



Artigos Relacionados

Deixar um Comentário